quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Japão eleva alerta de vulcão perto de usina nuclear

© Fornecido por Deutsche Welle

A Agência Meteorológica do Japão alertou neste sábado (15/08) as pessoas que vivem próximas ao vulcão Sakurajima para se prepararem para uma possível operação de retirada da área. O vulcão, que fica a apenas 50 quilômetros da usina nuclear de Sendai, mostra sinais de aumento de atividade.
Localizado no sul da ilha de Kyushu, ele é um dos maiores e mais ativos vulcões do Japão. O órgão estatal elevou de 3 para 4 – numa escala de 5 – o nível de alerta para a região, devido ao aumento da atividade sísmica na zona desde a madrugada de sexta para sábado. O vulcão se localiza próximo da costa de Kagoshima, uma cidade com mais de 600 mil habitantes.
"A possibilidade de uma erupção em larga escala se tornou extremamente alta para o Sakurajima", alertou a agência. As autoridades afirmaram, ainda, que os moradores que vivem nas proximidades devem ter uma "rigorosa precaução" e estarem preparados para serem retirados da área.
O Sakurajima se localiza numa região próxima da usina nuclear de Sendai, que foi reativada nesta terça-feira e se tornou o primeiro reator a funcionar sob as novas normas de segurança introduzidas na sequência do desastre de Fukushima, em 2011.
A tragédia forçou o fechamento de todas as centrais nucleares do país em setembro de 2013. Os críticos, no entanto, haviam avisado que Sendai tinha o risco de sofrer desastres naturais.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário