quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ministra pede que franceses parem de comer Nutella para preservar ambiente

Clima na Turquia prejudica produção de Nutella, diz jornal (Foto: Reprodução/Site oficial da Nutella)Ministra francesa pede à população que evite
consumir Nutella (Foto: Reprodução/Site oficial da Nutella)
A ministra do Meio Ambiente da França, Ségolène Royal, pediu à população em um programa de televisão que pare de consumir o creme Nutella, produzido pela empresa Ferrero, devido ao impacto ambiental de sua produção.
Em entrevista à rede de televisão Canal+, a ministra afirmou que o produto contribui para o desmatamento, já que o óleo vegetal, matéria-prima do Nutella, é extraído da palma, planta cultivada principalmente na Indonésia e Malásia, países que sofrem com o desflorestamento.
"Nós temos que replantar várias árvores por causa do desmatamento massivo, que também contribui para o aquecimento global. Nós deveríamos parar de comer Nutella, por exemplo, porque é feito de óleo de palma", explicou.
O Nutella, segundo ela, deveria ser feito com "outros ingredientes".
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", o comentário da ministra fez a Ferrero, gigante italiana dos chocolates, se pronunciar nesta terça-feira (16) sobre o tema – mas sem citar a declaração polêmica.
Em nota divulgada, a Ferrero disse que está consciente dos desafios ambientais e que assumiu compromissos de utilizar o óleo de palma de forma responsável. A empresa importa 80% do óleo de palma da Malásia. O restante é fornecido pela Papua Nova Guiné, Indonésia e Brasil.
No site que divulga o Nutella é possível encontrar a composição do produto: açúcar, óleo vegetal (palma), avelãs (13%), cacau em pó parcialmente desengordurado (7,4%), leite desnatado em pó (6,6%), soro de leite em pó desmineralizado, emulsificante lecitinas, aromatizante. Constituintes do leite: 8,8%. Contém avelãs, leite, soja. Não contém glúten.
fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário