segunda-feira, 25 de maio de 2015

Passagem de tornado no norte do México provoca mortes








Ciudad Acuña, México




Pelo menos 13 pessoas morreram devido à passagem de um tornado na manhã desta segunda-feira (25) em Ciudad Acuña, no estado de Coahuila, no norte do México, onde o fenômeno meteorológico causou também severos danos materiais.

Inicialmente o número de mortos divulgados era de 11, mas o secretário do governo de Coahuila, Víctor Zamora, atualizou o balanço para 13 mortos, em declarações à emissora "Milenio Televisión". Segundo ele, três vítimas eram menores, e uma criança que viajava de carro com sua mãe está desaparecida.
Ciudad Acuña fica na fronteira do México com o estado de Texas, nos Estados Unidos, que sofre por fortes tempestades e inundações. Lá, 12 pessoas estão desaparecidas, informa a Associated Press. O governador do Texas, Greg Abbott, declarou estado de emergência. Os estados norte-americanos de Oklahoma, Louisiana e Arkansas também estão em alerta.
Uma fonte da Defesa Civil de Coahuila disse à Agência Efe que o tornado chegou a Ciudad Acuña às 6h10 (8h10, pelo horário de Brasília). Profissionais de primeiros socorros e soldados do exército já foram enviados à região para apoiar os trabalhos de resgate.
Nas imagens divulgadas são vistos dezenas de carros destruídos, alguns deles em telhados de casas, e residências em ruínas.
O plano de contingência já foi ativado pelo governador do estado de Coahuila, Rubén Moreira, que foi à região conhecida como Ampliación Santa Teresa, a mais afetada.
Carros de Ciudad Acuña, no México, foram parar nos telhados das casas depois da passagem de um tornado nesta segunda-feira (25) (Foto: REUTERS/Ramiro Gomez)Carros de Ciudad Acuña, no México, foram parar nos telhados das casas depois da passagem de um tornado nesta segunda-feira (25) (Foto: REUTERS/Ramiro Gomez)
Em entrevista à imprensa local, o prefeito estimou em 1.500 o número de casas destruídas pelo tornado, que só durou seis segundos e fez veículos tombarem. Sobre os feridos, o secretário do governo detalhou que 88 pessoas permanecem hospitalizadas, já que nas últimas horas cerca de 120 receberam alta.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, afirmou pelo Twitter que "foram disponibilizados abrigos temporários para receber as pessoas que tiveram graves danos em suas casas".
Segundo ele, o escritório nacional de Defesa Civil trabalha em coordenação com o governo de Coahuila para apoiar as famílias afetadas pelo tornado.
Já o prefeito Lenin Pérez convocou todos os cidadãos de Ciudad Acuña e do estado a ajudar os desabrigados e pediu "água, comida enlatada e roupas".
Carro fica destruído após passagem de tornado em Ciudad Acuña, no México, nesta segunda-feira (25) (Foto: REUTERS/Jaime Escamilla)Carro fica destruído após passagem de tornado em Ciudad Acuña, no México, nesta segunda-feira (25) (Foto: REUTERS/Jaime Escamilla)
"Não descansaremos até ver todas as pessoas afetadas a salvo", declarou Lenin Pérez no Twitter.

Ventos de 250 km/h
O Serviço Meteorológico Nacional publicou nesta segunda-feira às 6h (8h de Brasília), quase ao mesmo tempo em que ocorriam as chuvas, um relatório em que alertava que "as zonas de tempestades envolvem relâmpagos, fortes rajadas de vento, possível queda de granizo e provável formação de vórtices" em Coahuila.
A escala deste tornado não foi definida pelo sistema meteorológico mas, de acordo com um diagnóstico do analista Abimael Salas, os ventos deste ciclone podem ter alcançado 250 km por hora.
Casas de Ciudad Acuña ficaram destruídas após passagem de tornado na região norte do México (Foto: Reprodução/ Twitter/ Lenin Perez)Casas de Ciudad Acuña ficaram destruídas após passagem de tornado na região norte do México (Foto: Reprodução/ Twitter/ Lenin Perez)
A imprensa local informou que três das pessoas falecidas, entre elas duas crianças, morreram em um desabamento.
Um operador da defesa civil declarou que as comunicações telefônicas na cidade foram afetadas.
Em 2013 foi registrado outro tornado em Piedras Negras, uma cidade próxima a Ciudad Acuña e que se localiza na região conhecida como beco dos tornados, que se estende até o estado do Texas, nos Estados Unidos.

Impacto no Texas
O Texas se viu gravemente afetado nas últimas horas por tornados, tempestades e inundações que forçaram a retirada de milhares de pessoas de seus lares e de prisioneiros do presídio do condado de Hays. Também houve vários cortes na provisão elétrica.
Além disso, 12 pessoas estão desaparecidas e os tornados seguem ameaçando áreas do centro e do norte do estado.
"O Texas reagiu com rapidez com o envio de todos os recursos disponíveis para ajudar os afetados e peço aos texanos que tomem todas as precauções possíveis para garantir sua segurança, a de seus familiares e vizinhos", disse o governador Abbott em comunicado .
As inundações provocaram neste fim de semana duas mortes em Oklahoma, onde uma mulher de 33 anos morreu dentro de seu carro arrastado pela corrente no sábado, e um bombeiro se afogou quando ajudava a resgatar outros cidadãos no domingo.
No Texas um homem morreu também no domingo, na cidade de San Marcos, por causa da enchente do rio Blanco, segundo informaram hoje as autoridades municipais.
fonte:G1








Nenhum comentário:

Postar um comentário