segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cientistas haviam previsto possibilidade de grande terremoto

Terremoto no Nepal: cientistas haviam visto possibilidade de tremor na região© REUTERS/Navesh Chitrakar Terremoto no Nepal: cientistas haviam visto possibilidade de tremor na região
São Paulo – Há um mês, cientistas haviam percebido a possibilidade de um grande terremoto na região do Nepal. O tremor havia sido apontado por pesquisadores como parte de um padrão histórico.
De acordo com pesquisadores, é comum que um grande terremoto gere outro tremor anos depois. O evento desta semana seria consequência de outro que aconteceu em 1934.
A energia gerada por aquele tremor teria sido transferida pela falha geológica e liberada, portanto, somente depois de 81 anos. A previsão dos cientistas veio da observação dois eventos que ocorreram há 700 anos.
Na ocasião, um terremoto de 1255 gerou outro grande tremor depois de 89 anos, em 1344.
A dificuldade para os cientistas era entender onde terremotos anteriores haviam acontecido. De acordo com os pesquisadores, o problema vem das chuvas fortes e deslizamentos de terra na região. Isso acaba por esconder as falhas geológicas que permitem identificar a origem dos terremotos.
A descoberta da equipe liderada por Laurent Bollinger é que dois terremotos anteriores, um em 1505 e outro em 1833, não haviam sido causados pela movimentação da placa que originou o terremoto desta semana.
A descoberta acabou preocupando os cientistas. Eles ficaram apreensivos com a possibilidade de um forte terremoto assolando a região, como consequência do tremor de 1934. Infelizmente, não demorou até que isso ocorresse.
Mas, de acordo com eles, o perigo pode não ter acabado. “Cálculos sugerem que um tremor de 7,8 não foi forte o suficiente para gerar uma ruptura até a superfície, então ainda pode existir tensão acumulada”, disse Bollinger.
“Nós podemos esperar um provável novo terremoto ao leste e ao sul nas próximas décadas”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário