segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Ateísmo cresce em todo mundo, aponta pesquisa



O instituto Gallup Internacional realizou uma entrevista em 57 países referente às crenças religiosas e constatou que o número de pessoas que se consideram religiosas caiu quase dez pontos percentuais.
Pela pesquisa, em 2005 77% das pessoas nesses países eram religiosas, em 2011 esse número representa 68% enquanto que o número de ateus passou de 3% para 13% no mesmo período.
Em entrevista à BBC
 o professor de sociologia e estudos seculares do Pitzer College (Califórnia – EUA), Phil Zuckerman, afirmou que o crescimento de ateus é visível  em todo o mundo. “Há muito mais ateus no mundo hoje do que jamais houve, tanto em números absolutos quanto em porcentagem da humanidade”.
Um dos principais fatores para este crescimento seria a estabilidade econômica e política de alguns países europeus onde o secularismo avançou a ponto de passar o número de religiosos.
Países como Canadá, Japão, Grã-Bretanha, Holanda, Alemanha, França, República Tcheca e Uruguai possuem os menores índices de crença religiosa do mundo, enquanto que os Estados Unidos já tem 2,4% da sua população formada por ateus.
Apesar desse crescimento o psicólogo social da Universidade da Columbia Britânica em Vancouver (Canadá), Ara Norenzayan, diz que não há riscos da religião acabar no mundo. “Declínio, no entanto, não quer dizer desaparecimento. Por alguma razão, a religião parece dar um sentido ao sofrimento, muito mais do que qualquer ideal secular”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário