terça-feira, 30 de setembro de 2014

Deus não é suficiente para explicar a criação do universo, diz físico ateu

A criação do universo é um dos assuntos que mais divide a fé e a ciência. Se para os religiosos Deus é responsável pelo universo e tudo que nele há, para os cientistas esta explicação não é válida, ou não suficiente como afirmou o físico Stephen Hawkings.
Hawkings participou de uma palestra no Festival Starmus em Tenerife, nas Ilhas Canárias e causou euforia na plateia quando declarou sua posição ateísta quanto ao surgimento do universo.
“Deus não é suficiente para explicar o surgimento do universo”, disse ele sendo aplaudido pelos presentes. “É necessário um criador para explicar como o universo começou? Ou o estado inicial do universo é determinado por uma lei da ciência?”, questionou.
Hawking declarou que a teoria do Big Bang é a melhor forma de explicar como tudo surgiu e fez diversas piadas para entreter quem assistia a palestra fazendo, por diversas vezes, piadas ligadas à religião.
Uma dessas piadas irônicas falou sobre uma palestra sobre cosmologia que ele ministrou no Vaticano. Em um momento membros do clero lhe disseram que era o “suficiente estudar o universo uma vez que ele fora criado, mas não investigar o início em si, já que este é o momento da obra de Deus”.
O físico então falou que já havia apresentado na conferência um documento sugerindo outra explicação para o surgimento do universo, mas que não falou aos clérigos por medo. “Não me agrada a ideia de que eu poderia receber de presente a Inquisição, como Galileu recebeu”, afirmou
Em outro momento Hawking citou Santo Agostinho quando este questionou o que Deus estava fazendo antes de criar o Universo. Para o físico Deus “estava preparando o inferno para aqueles que fizerem perguntas desse tipo”.
A palestra falou sobre a descoberta de sinais de fundo de micro-ondas, que seria o eco do Big Bang, que pode indicar que o universo não tenha existido eternamente. O físico também comentou sobre a primeira evidência direta para o Big Bang que foi descoberta na Antártica, o que pode comprovar que o universo nasceu de uma explosão cósmica, contrariando o que a Palavra de Deus afirma. 
Com informações O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário